sábado, 24 de abril de 2010

Sónia e Maria Carvalho em segundo lugar!

Teve lugar durante o fim-de-semana de 24 e 25 de Abril, na cidade das Caldas da Rainha, a quinta e última jornada do circuito nacional de não seniores.

Em sub-15 e em SH, Manuel Bastos passou aos quartos de final beneficiando da desistência de Rui Mendes da Académica. Na seguinte ronda, Manuel Bastos não conseguiu resistir á maior qualidade de Hugo Baptista da União Desportiva de Santana (UDS) e perdeu por 21-10/21-12. Em SS, Inês Moniz não teve a mesma sorte de Manuel Bastos na primeira ronda e foi derrotada por um duplo 21-11 por Daniela Conceição do Algarve.

Em PH, Manuel Bastos e Nuno Almeida de Viatodos (AHBVV) ficaram-se pela primeira ronda ao serem derrotados pelos segundos cabeças de serie J. Marques/R. Martins do CREA por 21-13/21-9.

Em PM, a dupla Manuel Bastos/Inês Moniz ainda venceu a primeira ronda mas sucumbiu nos quartos de final com os favoritos Hugo Baptista/Noémia Jesus da UDS.
Em sub-17 e em SH, Pedro Cardoso (ver foto), moralizado pela sua convocatória para a participação no campeonato do mundo escolar na Bulgária, venceu na primeira ronda em dois sets Tiago Faria (SIMPS) por 21-18/21-19. A tarefa nos quartos de final não se afigurava fácil e o Pedro foi derrotado pelo madeirense Jorge Abreu (GDE) por 21-9/21-8 .

Em SS, as duas atletas do FAC presentes, Sónia Gonçalves e Maria Carvalho avançaram para os quartos de final. Sónia Gonçalves beneficiou da falta de comparência de Ana Moutinho do Cacém e venceu nos quartos de final Catarina Mendonça da Madeira (CAD) por 21-13/21-8. Na meia final a Sónia foi derrotada pela madeirense Ana Pereira pelos parceiais de 21-19/21-15. Já "Geninha" Carvalho venceu na primeira ronda, em três disputadissimos sets Ana Passaporte (ESMA) por 19-21/23-21/21-17 mas na ronda seguinte o desgaste fez mossa, e perdeu com Ana Santos de Albergaria (CA) por 21-16/21-9.

Já nos PS, a dupla Sónia Gonçalves e Maria Carvalho não deixaram os seus créditos por "raquetes alheias" e estão nas meias finais após vencerem, A. Gonçalves (ESMA)/I. Figueiredo (CHEL) e M. Marques/A. Dias (BCB - Braga) por 21-9/21-7. No jogo que dá acesso á final defrontaram as jogadoras do clube local B. Leal/M. B. Raposo e venceram por 21-16/21-8. Na final a sorte não esteve do seu lado e sairam derrotadas por 21-15/21-18 com a dupla A. R. Santos/Joana Amaral. Apesar da derrota no jogo decisivo as nossas atletas estiveram muito bem durante toda a prova.

Em sub-19 e em SS as duas atletas do FAC não defraudaram e venceram os seus primeiros jogos. Inês Bastos teve um osso duro de roer e precisou de 3 sets para vencer Isabel Alves de Espinho (AAE). Os parciais dos sets dão a entender as dificuldades sentidas pela nossa atleta, 18-21/21-15/22-20. Já Joana Faria teve uma tarefa mas "facilitada" e venceu Joana Roseiro de Coimbra. Nos quartos de final a raça de Inês Bastos veio ao de cima e precisou novamente de três sets para levar Ana Almeida de Albergaria de vencida com os parciais de 21-14/20-22/21-17. . Já Joana Faria tinha uma tarefa bem mais difícil e foi derrotada por uma das maiores esperanças do Badminton nacional Anny Costa da Madeira (CSMA) por 21-6/21-9.

No jogo de acesso á final, Inês Bastos perdeu com Anny Costa por 21-11/21-13.

Em PS, a nossa dupla esteve muito bem e venceu na primeira ronda J. Sebastião/S. Silva de Peniche e nos quartos de final A. R. Oliveira (BCB)/V. Abrantes (AAC) por 21-12/21-10. Na meia final defrontaram a dupla de Espinho I. Alves/P. Carvalho e perderam por uns equilibrados 16-21/21-13/14-21.

Em PM, Joana Faria e seu parceiro de Braga, Pedro Costa beneficiando de duas desistências estiveram presentes nas meias finais mas perderam com F. Andrade/Anny Costa da madeira por 21-9/21-8.

Os nossos atletas estão todos de parabéns e começam a partir de amanhã a preparar o campeonato nacional que se disputa em Almada já no mês de maio.

Etiquetas:

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atletas do FAC no Torneio de Divulgação em Guimarães

Realizou-se no passado sábado, 17 de Abril, na cidade vizinha de Guimarães o 4º Momento dos Torneios de Divulgação. Esta competição teve a organização da Associação de Badminton do Norte (ABN) e da Escola Secundária Francisco de Holanda. Foi ainda patrocinada pela Federação Portuguesa de Badminton (FPB).


Participaram cerca de 60 atletas em representação do Famalicense Atlético Clube (FAC), Escola Básica Integrada de Forjães - Esposende; Escola EB 2,3 Lamaçães - Braga ; Associação de Amigos de S. Pedro de Rates; Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Viatodos (AHBBV); Badminton Clube de Braga (BCB); Escola Sec. Francisco de Holanda - Guimarães e Escola EB Agrela.


Para um decorrer mais fluido da prova, utilizou-se o sistema de séries na 1ª fase (4 atletas por série) e a eliminar numa 2ª fase. Em ambas as fases as partidas disputaram-se à melhor de 3 jogos aos 21 pontos.


O juiz árbitro foi o Prof. Jorge Santos responsável técnico da ABN.


Os atletas do FAC estiveram em destaque obtendo agradáveis resultados. Em sub-15 e em Singulares Homens (SH), João Alves conseguiu um terceiro lugar e em Singulares Senhoras, Joana Vilaça perdeu somente na final conseguindo um excelente segundo lugar.


Em sub-17 e na prova de SH, Tiago Andrade ficou em segundo lugar e João Carvalho em terceiro. Em SS, Deolinda Carvalho obteve o terceiro posto.


Finalmente em sub-19, em SH, Ricardo Sousa trouxe para Famalicão um honroso terceiro lugar.

A ideia principal destes torneios é o de dar competição aos atletas que não participam ainda nas provas a nível nacional.

Etiquetas:

domingo, 18 de abril de 2010

FAC vence por equipas e Rui Ameida/João Graça em 2.º lugar!

Realizou-se durante este fim-de-semana na cidade das Caldas da Rainha, a 5.ª Jornada de Elites e "B". Esta prova tinha sido adiada devido ao mau tempo do mês passado na Ilha da Madeira.

O Famalicense Atlético Clube venceu mais uma vez por equipas, depois de somados os pontos desta prova, e de "C" e "D" disputada em Março também no CAR das Caldas.

Na prova de pares, a dupla famalicense esteve em grande. Venceu na primeira ronda os Espinhenses Jorge Azevedo/Rui Pereira por 21-16/21-18. Nas meias-finais defrontaram e venceram a dupla Algarvia Eduardo Leite/José Silva por 21-11/21-4. Cederam somente no jogo que decidia os vencedores, para Nuno Silva (Grupo Desportivo Estreito - Madeira)/Pedro Jorge (Clube Badminton Leiria) por 21-15/23-21.

João Graça que estava inscrito inicialmente na prova de singulares homens em "B" e, devido ás diversas faltas de comparência na prova de Elites, participou na prova de singulares na categoria rainha.

João Graça perdeu os dois jogos do seu grupo contra Nuno Santos da Académica de Coimbra (AAC) por 21-12/21-14 e com Tomás Nero do Clube Português de Badminton (CPB) por 26-24/21-12. Já no domingo e no jogo que definia o quinto e o sexto classificado João Graça foi derrotado por José Silva da Académica de Coimbra por 21-19/21-14. Notou-se sem dúvida que o nosso atleta não está habituado ao ritmo das "Elites" bem como a falta de treino que nos últimos tempos teve devido aos exames universitários. Rui Almeida como tínhamos previsto, venceu o primeiro jogo com Gonçalo Sousa do CPB, perdendo no jogo seguinte com Eduardo Leite do Algarve com os parciais de 21-17/21-11.

Os nossos atletas começam na segunda-feira a preparar o campeonato nacional da categoria "B" que se realiza no fim-de-semana de 15 e 16 de Maio.

Etiquetas: