quinta-feira, 8 de julho de 2010

Balanço época 2009/2010!

Agora que a época termina, chegou a altura de fazermos um balanço de tudo o que foi feito e também o que ficou por fazer durante esta época.

Foi de certeza uma das épocas mas difíceis e desgastantes de toda a história do badminton do FAC. A dificuldade em arranjar patrocínios que se vinha a agudizar nos últimos anos teve esta época o seu ponto máximo. Empresas que ao longo dos anos nos foram ajudando este ano simplesmente nos disseram que não podia ser. Com o FAC a atravessar uma fase de reestruturação a nível financeiro e que era premente fazer tudo ficou mais difícil.
A única forma de ultrapassar esta "crise" foi com a ajuda de todos os atletas e de seus pais no caso dos não seniores. Senão fossem eles talvez o longo historial que o badminton em Famalicão tem tivesse terminado.

Uma palavra também para o Prof. Bruno Gomes que com muito empenho tem conseguido fazer que os seus atletas se formem como pessoas e como atletas. Tenho a certeza que senão fosse ele as coisas seriam impossíveis de levar para a frente.

Em termos de resultados que ao fim ao cabo tem um papel relevante a época foi bastante satisfatória. Nos não seniores destaca-se o trabalho da Sónia Gonçalves, Ana Carvalho e da Inês Bastos. As duas primeiras participaram mesmo nos mundial escolares que se realizou na Bulgária. A Inês Bastos e a Joana Faria atletas sub-19 foram premiadas com a autorização de participação nas provas de seniores em "B". Outros atletas se destacaram pelo seu empenho como é o caso do Pedro Cardoso em sub-17.

Em seniores e com a descida de alguns atletas de "B" para "C" foram conseguidos óptimos resultados. Bruno Gomes foi vice-campeão nacional de singulares e campeão nacional em pares. Jorge Santos e Anabela Araújo foram campeões nacionais em pares mistos. O FAC conseguiu também 4 em 6 triunfos por equipas nas provas de seniores.

Em veteranos os nossos atletas não deixaram os seus créditos por mãos alheias e não defraudaram. Jorge Santos mais uma vez foi campeão nacional de singulares em veteranos "B" batendo José Lopes num dos melhores jogos do nacional. Albertino Araújo e Diamantino Pereira venceram a prova de pares homens em veteranos "C". Por equipas o FAC nas provas realizadas também teve em destaque ao vencer em grande parte delas.

O futuro avizinha-se complicado mas acho que com persistência poderemos levar este barco para a frente mas tem que ser com a ajuda de todos. Temos que cativar como fizemos no passado mais crianças das escolas primárias por forma a mais cedo terem contacto com o Badminton.

Vamos continuar a ter o espírito alegre que nos caracteriza em todas as provas e acima de tudo divertir o mais possível.
Obrigado a todos e boas férias.

Viva o FAC. Viva o Badminton!



Etiquetas: